O autoconhecimento como ferramenta para a gestão dos conflitos

Por Hanah Adler de Miranda Santos [1] A utilização dos métodos adequados de resolução do conflito vem sendo feita cada dia mais pelos mais diversos motivos, entre eles o abarrotamento do Poder Judiciário, a possibilidade de construção de uma solução que atenda às necessidades dos envolvidos e a celeridade no alcance desta solução. Estes métodos

O autoconhecimento como ferramenta para a gestão dos conflitos Leia mais »

O poder da reflexão como forma de controlar e entender as emoções

Bruna Sá [1] Sabe-se que o ato de refletir é algo que nos acompanha há milhares de anos, sendo os filósofos os primeiros a exercitar tal postura com mais intensidade. Nesse sentido, a reflexão é algo que nos leva a conhecer diversos pontos relacionados ao ser, sendo que sem esse comportamento dificilmente se consiga entender

O poder da reflexão como forma de controlar e entender as emoções Leia mais »

Reflexões sobre o Curso Habilidades Socioemocionais Aplicadas a Gestão de Conflitos

Sofia Sá Carvalho Sales [1] O tema que me chamou mais atenção ao longo do curso foi a discussão acerca do livro “O cavaleiro preso na armadura” e as atividades a ele relacionadas. Creio que em uma escala de 1 a 10, a compreensão do tema escolhido seja 10. Só pelo resumo que a professora

Reflexões sobre o Curso Habilidades Socioemocionais Aplicadas a Gestão de Conflitos Leia mais »

Habilidades Socioemocionais Aplicadas a Gestão de Conflitos

Por Andressa Luiza Oliveira Silva [1] Dentre os meios autocompositivos para a resolução de litígios oriundos das relações sociais, temos na mediação e na conciliação uma forma mais célere e eficaz de se alcançar um desfecho satisfatório para ambas as partes envolvidas. O terceiro facilitador, que não impõe soluções, mas que conduz os interessados a

Habilidades Socioemocionais Aplicadas a Gestão de Conflitos Leia mais »

Emoções & sentimentos

Emoções & sentimentos Por Patrícia Rodrigues Tomaz [1] Compreendemos que as expressões das emoções e sentimentos são imperativas no comportamento, às vezes, determinantes, em situações que envolvem as relações humanas e a mediação de conflitos, inclusive. Observando essa dimensão, o estudo da manifestação dessas emoções no curso Habilidades socioemocionais aplicadas à gestão de conflitos, ministrado

Emoções & sentimentos Leia mais »

A trajetória do mediador e as emoções no meio do caminho

Por: Rafaela Mota Holanda[1] A preparação do mediador pode ser comparada a uma longa caminhada numa estrada não linear, mas que exige movimentos definidos. Nessa caminhada, por vezes, será necessário que ele esteja sozinho e em outras situações acompanhado, para que se prepare de maneira adequada. Por mais que o caminho não seja sequenciado, é

A trajetória do mediador e as emoções no meio do caminho Leia mais »

A justa, clara e eficiente negociação através da Mediação

A justa, clara e eficiente negociação através da Mediação Por Joarla Ayres de Morais Estevão Almeida A clareza na comunicação verbal, na linguagem corporal e a disposição em ouvir o que o outro tem a falar, são indispensáveis para que seja evitado um mal entendido ou ocorra uma eficiente solução de um problema. Numa época

A justa, clara e eficiente negociação através da Mediação Leia mais »

Rolar para cima