Bruna Sá [1]

Sabe-se que o ato de refletir é algo que nos acompanha há milhares de anos, sendo os filósofos os primeiros a exercitar tal postura com mais intensidade. Nesse sentido, a reflexão é algo que nos leva a conhecer diversos pontos relacionados ao ser, sendo que sem esse comportamento dificilmente se consiga entender ao menos acerca das emoções e sentimentos os quais nos cercam.

A respiração é uma âncora ideal capaz de nos manter no momento presente.  A partir desse entendimento percebe-se a importância do poder da respiração e das possibilidades que ela nos oferece tendo em vista que nos leva a perceber os diversos sentimentos e emoções que costumam se aflorar ainda que involuntariamente. Assim, meditar e relaxar é procurar se autoconhecer a partir de uma série de fatores que estarão diretas ou indiretamente ligados naquele espaço.

Para mais, esse autoconhecimento que alcançamos a partir desse exercício que não se reduz ao ato de respirar em si, mas sim ao que se absorve a partir desse ato nos revela diversos lados que normalmente não conseguimos enxergar e nem mesmo perceber naturalmente. Porém, é inegável que tal prática não é fácil, visto que nem sempre conseguimos ter o ambiente propício para viajar pelo nosso inconsciente e assim descobrir várias facetas até então desconhecidas.

Ademais, tal processo nos faz perceber que ao procurarmos entender o outro e suas necessidades ou até mesmo se colocar no lugar dele requer que, primeiramente, saibamos nos entender para que só assim possamos ter uma melhor visão daquilo que se estar vivenciando. Dessa forma, a empatia tem que emergir desse observador para que só assim consiga visualizar o outro juntamente com as emoções que estejam fazendo parte do processo.

Portanto, alimentar o hábito da respiração voltada para reflexão permitirá conhecer as diversas emoções e sentimentos que, apesar de estarem presentes, não são fáceis de se conhecer e controlar tendo em vista sua complexidade. Desse modo, esse exercício de contemplação do espectador abrirá espaço para muitas respostas e até mesmo novas perguntas que possam surgir nesse caminho.

Picture of Bruna Sá
Bruna Sá

Acadêmica do 6° período de Direito na Faculdade Maranhense São José dos Cocais, em Timon (MA). Capacitada em conciliação e mediação extrajudicial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima