As empresas não querem mais que o profissional tenha apenas as hard skills, isto é, conhecimentos e habilidades que são necessárias para as atividades ordinárias. Hoje em dia é necessário ter uma perspectiva humana, pois, em um escritório de advogado, por exemplo, um cliente ao chegar para a entrevista já vem com a pesquisa do seu caso feita no Google. Não o satisfaz, portanto, que o advogado entenda o Direito e saiba peticionar. Ele precisa de algo mais.
O Fórum Econômico Mundial, em 2016, elaborou um relatório com as principais habilidades que os profissionais precisariam ter em 2020. As habilidades técnicas (hard skills) não são mais o critério decisivo para a contratação. O diferencial, portanto, é conhecer as habilidades especiais (soft skills), tais como: comunicação, criatividade, solução de problemas complexos, ideação, ou seja, encontrar soluções para problemas complexos. Daí a importância de conhecer a mediação de conflitos, pois nela são trabalhados pontos para desenvolver as habilidades especiais.
A convite da Dra. Maria Clara, Coordenadora do Grupo de Estudo Doar e Aprender Direito, participei de uma Live na qual conversamos sobre as habilidades do Século XXI e a Mediação de Conflitos. A Live está no 2º episódio do PodCast da Sapiens Cursos e Treinamentos. Vale a pena conferir. Segue abaixo o link para o PodCast: